Suporte de negóciososal e plano de negócios são termos relativamente semelhantes, mas distintamente diferentes, fazendo com que muitos usem essas duas palavras de forma intercambiável.
Você verá características distintas em seu conteúdo, estrutura, estilo de escrita, propósito e objetivos. Mesmo assim, existem várias semelhanças entre uma proposta de negócios e um plano de negócios.
O principal fator distintivo a ser observado é que um plano de negócios documenta a estratégia de crescimento e a apresentação de fatos, enquanto uma proposta de negócios é um pedido específico para que um indivíduo tome uma atitude (compre seu serviço/produto, faça parceria com você no negócio e invista em um determinado negócio).
Vamos examinar os dois termos em detalhes e destacar alguns exemplos de quando é apropriado usá-los.
O que é uma Proposta Comercial?
Uma proposta comercial é a documentação de uma empresa que vai diretamente ao seu potencial cliente. Geralmente é escrito na tentativa de vender o produto ou serviço de uma empresa.
Embora uma proposta comercial não seja uma estimativa, ela conterá certos detalhes financeiros. Uma estimativa não é oficial e é simplesmente uma forma de desviar os custos reais sem apresentar a imagem real.
Em suma, uma proposta comercial mostra uma determinada ideia de negócio pretendia fazer com que os investidores apoiassem este esforço específico sugerido.
Embora uma proposta de negócio mostre uma visão geral do que a empresa faz (tal como um plano de negócios), o seu principal objetivo é fornecer informações sobre a ideia de negócio sugerida.
Responde a quaisquer dúvidas ou preocupações que potenciais investidores possam ter sobre a ideia de negócio sugerida.
Prospero o software de propostas de negócios pode ajudá-lo a redigir facilmente uma proposta competitiva e atraente para vencer outras propostas. Com sua interface amigável e vários modelos de proposta, você não precisa criar tudo do zero.
Vejamos agora a importância de uma proposta de negócios e de um plano de negócios.
Razões para uma proposta comercial
A principal razão pela qual uma proposta é escrita só pode ser entendida com base no tipo de proposta que você deseja redigir. São dois tipos de propostas; propostas convidadas e não convidadas.
Proposta convidada
Uma proposta convidada é enviada em resposta a um anúncio de um cliente potencial. Um bom exemplo são as agências governamentais que convidam empreiteiros para concorrer a um serviço específico.
Alternativamente, as empresas solicitam propostas de um grupo de fornecedores que desejam considerar como clientes em potencial.
Propostas não convidadas
As propostas não convidadas, por outro lado, são apresentadas a potenciais clientes mesmo quando estes não as solicitaram. Em ambos os casos, a empresa deve desenvolver uma proposta convincente para convencer os compradores.
As propostas são limitadas no âmbito de uma necessidade ou projeto específico e escritas para públicos específicos.
A principal razão pela qual as empresas escrevem propostas é solicitar ou aumentar as oportunidades da empresa. Você pode pensar em uma proposta como um documento externo para apresentar ou vender a empresa a players externos.
Mostra do que se trata o negócio e como pretende realizar determinado projeto ou aproveitar essa oportunidade para gerar receita para ambas as partes.
O que é um plano de negócios?
Um plano de negócios é uma descrição factual de uma empresa nos níveis operacional e executivo. É uma apresentação escrita da grande visão de uma empresa.
O documento é tipicamente tático; indica onde e quando você deseja iniciar um projeto. Além disso, destacará quando você desejará passar para a próxima fase do projeto e como realizá-lo.
Faz com que potenciais investidores se interessem por uma empresa (especialmente pequenas startups que ainda não se destacaram).
Um plano de negócios também dará uma ideia do que o negócio exige dos profissionais, como advogados e funcionários em potencial. Indica se os objetivos de negócios de uma empresa são realistas ou não, e muito menos alcançáveis.
Razões para um plano de negócios
Os planos de negócios são visões para sua empresa e como você pretende executar todas essas visões. Eles descrevem projeções financeiras de quanto custará para desenvolver e operar uma empresa, além de uma estimativa das receitas que a empresa irá gerar.
Seu principal objetivo é fornecer uma descrição razoavelmente detalhada da empresa para uso de potenciais investidores, fornecedores, contadores e possíveis funcionários, entre outras pessoas.
Por exemplo, um dos pré-requisitos para um empréstimo SBA é um plano de negócios extenso e organizado.
Além disso, fornecerá uma visão rápida, mas abrangente, do que sua empresa faz e de suas chances de sucesso.
A principal razão pela qual as empresas elaboram planos de negócios é transmitir e registrar informações.
Estrutura de um Plano de Negócios e uma Proposta de Negócios
Aqui, os dois documentos apresentam vários componentes. Aqui está uma descrição detalhada de sua estrutura abaixo:
Estrutura de uma proposta comercial
No geral, a estrutura de uma proposta dependerá de ela ser solicitada ou não.
Uma proposta solicitada em resposta a uma solicitação de proposta assume o formato de uma RFP. Aqui estão os componentes de uma proposta de negócios:
- Normalmente, é necessária uma rápida descrição de produtos e serviços relevantes para os objetivos da RFP.
- Delinear o escopo de trabalho da empresa.
- Respostas às questões colocadas na RFP.
- Estime detalhando ferramentas, materiais, mão de obra, entrega e outros elementos que afetarão o custo do projeto.
Uma proposta não solicitada para criar uma oportunidade de negócio segue o mesmo formato. No entanto, antecipa perguntas que clientes em potencial podem ter.
Uma proposta é um documento de marketing desenvolvido para convencer os clientes em potencial a fazer negócios, apresentando uma disposição de valor e um apelo à ação.
Experimente criar sua proposta comercial aqui.
Estrutura de um Plano de Negócios
Um plano de negócios possui três componentes; táticas de vendas, descrição do modelo de negócios e metas financeiras. Mais elaboradamente, consiste na seguinte seção de informações:
- Um resumo do executivo
- Descrição do produto/serviço
- Análise da indústria
- Plano operacional
- Estratégias de marketing
- Análise interna
- Plano construído
- Estrutura de liderança
- Introdução de gestão
- Objetivos financeiros
O plano de negócios é mais um documento informativo que mostra o funcionamento e o potencial da empresa.
Muitas empresas não seguem esse formato ao redigir seu plano de negócios ou proposta, razão pela qual a maioria não ganha licitações ou clientes em potencial.
Usando o Próspero para escreva uma proposta de negócios profissionalmente atraente e integrar seu plano de negócios pode ajudá-lo a fazer com que os investidores se interessem pela sua empresa, para que queiram sentar-se à mesa.
Qual é a diferença entre um plano de negócios e uma proposta?
As propostas de negócios diferem dos planos de negócios em conteúdo, estilo de redação, propósito, objetivos e estrutura.
O único factor distintivo entre os dois termos é que um plano de negócios é uma apresentação factual de factos, enquanto uma proposta de negócios é um documento de mercado externo que destaca uma cotação e um apelo à acção.
Vejamos algumas características distintivas entre os dois termos:
Proposta de Negócios vs. Plano de Negócios
Um plano de negócios fornece uma descrição detalhada de como o negócio foi criado, além de seu projeto.
Por outro lado, uma proposta comercial é um documento de venda proposital que ilustra como uma empresa executará um determinado projeto. Normalmente, é elaborado e submetido a outra empresa ou organização que apresenta um acordo comercial.
Além disso, a estrutura de um plano de negócios contém três elementos, incluindo uma descrição do modelo de negócio, táticas de vendas e projeções financeiras.
Por outro lado, a estrutura de uma proposta comercial assume o formato de uma RFP se for solicitada.
Um plano de negócios mostra o escopo de um negócio e, por sua vez, esclarece seu pensamento como empresário e também fornece informações que você não havia considerado antes.
Por outro lado, as propostas mostram um escopo limitado de um projeto específico ou necessidade de um público específico.
Ao tentar elaborar esses dois documentos, você deve procurar especialistas competentes para ajudá-lo a redigir propostas e planos convincentes para convencer potenciais investidores e outros parceiros a investirem em seu negócio.
Tipos de planos e propostas de negócios
Uma proposta comercial pode ser dividida em propostas solicitadas e não solicitadas. Quão diferentes eles são? Vamos nos aprofundar.
Propostas solicitadas
Isto é apresentado em resposta a uma solicitação de proposta (RFP). Geralmente é enviado em resposta a uma declaração de trabalho dos patrocinadores.
Esses patrocinadores utilizam a solicitação de proposta para solicitar uma proposta específica de pesquisa, treinamento ou prestação de serviços ou bens. A RFP inclui termos, condições e garantias padrão que a empresa deverá aceitar.
Um bom exemplo é quando uma organização ou agência governamental que pretende comprar produtos ou serviços de um determinado sector convida empreiteiros a apresentarem propostas.
Em outros cenários, algumas empresas solicitarão aos fornecedores que forneçam RFP àqueles com quem estão considerando uma parceria.
A empresa está competindo com outras empresas que desejam garantir o mesmo contrato. É, portanto, do seu interesse fornecer propostas de negócios atraentes e competitivas.
A Prospero pode ajudá-lo nesses casos; tem experiência e expertise para selecionar propostas excelentes que ganham contratos. Ligue hoje para gerar uma proposta com seu gerador de propostas de negócios Prospero.
Propostas de negócios não solicitadas
Esta proposta é apresentada a potenciais clientes, mesmo quando estes não a solicitaram.
Nessas circunstâncias, uma empresa que pretenda garantir um contrato irá sugerir um produto ou serviço a uma organização potencial em troca de fundos.
Um bom exemplo é quando uma organização apresenta uma proposta para desenvolver uma aplicação ou presta algum serviço de treinamento ao seu pessoal.
Assim como as propostas de negócios solicitadas, uma empresa deve selecionar uma proposta bem pesquisada que convença os clientes em potencial de que você é o candidato certo para o trabalho.
Tipos de planos de negócios
Os planos de negócios também são categorizados em quatro tipos, incluindo
- planos curtos,
- planos de apresentação,
- planos de trabalho,
- e planos hipotéticos.
Esses tipos exigem diferentes graus de trabalho e nem sempre são proporcionais aos resultados.
Plano de Apresentação
Usar o PowerPoint para apresentar informações sobre uma empresa revolucionou a forma como as empresas criam e apresentam seus planos de negócios. Muitos empresários perdem o sono tentando descobrir como apresentar um plano que possa impactar significativamente o futuro da sua empresa.
Portanto, é crucial entender os meandros de um apresentação do plano de negócios para comunicar eficazmente as suas ideias e estratégias a potenciais investidores ou partes interessadas.
Plano de trabalho
Este é um plano usado para operar o seu negócio. O plano pode ser longo em detalhes, mas mais curto na apresentação. Não há espaço para informalidade ou franqueza durante a preparação.
Se você está pensando em apresentar este plano a um comitê de empréstimo, terá que descrever um rival concorrente principalmente com base no preço.
Um plano de trabalho utilizado para criar esboços para uso interno pode ter alguns elementos omitidos; provavelmente, você não precisará adicionar um apêndice com currículos dos principais executivos.
Considerações de política interna podem orientar o que incluir ou excluir do plano de trabalho.
Plano hipotético
Uma empresa deve se preparar para circunstâncias imprevistas. A empresa pode querer ter um plano de contingência ao buscar financiamento bancário.
Este plano geralmente é selecionado no pior cenário em que você pode prever a sobrevivência de seu negócio. É importante proteger-se de coisas como a perda de quota de mercado, a deserção de um membro-chave da gestão e a forte concorrência de preços.
Um plano de contingência pode ajudar a cobrir os receios dos banqueiros e investidores, demonstrando que a sua empresa considerou mais do que uma circunstância otimista.
Além disso, sua empresa pode se beneficiar de um plano hipotético na aquisição de uma situação. Pode ajudá-lo a delinear o valor da aquisição e como ela pode afetar o negócio principal.
Tirar
Em resumo, pode-se dizer que um plano de negócios é mais um documento interno, enquanto uma proposta de negócios é um documento externo que serve para vender o produto ou serviço de uma empresa a potenciais clientes.
Além disso, um plano de negócios orienta internamente as atividades de uma empresa em termos de projeções de receitas e estratégias de marketing que devem ser alcançadas em um determinado período de tempo.
Por outro lado, uma proposta comercial mostrará a terceiros, como uma agência governamental e patrocinadores, o que o negócio pretende para convencê-los a investir no seu negócio. A proposta deve descrever como você realizará um determinado projeto para gerar receita.
Seja tentando organizar um plano de negócios ou uma proposta, ele deve ser convincente e competitivo para vencer outros concorrentes.
Por que não experimentar o Próspero?
A estratégia inovadora da Prospero gerar propostas ou planos escritos profissionalmente é essencialmente sábio. Possui uma variedade de modelos para diferentes setores e vem com muitas opções de personalização. Alguns conteúdos prontos também estão disponíveis para que você não precise escrever do zero de vez em quando.
Você pode gerenciar e acompanhar o desempenho de suas propostas por meio de análises integradas, para que sua equipe de vendas seja mais produtiva e eficiente.
Isso aumentará suas chances de conseguir contratos e propostas que possam levar o negócio ao próximo nível.
Registe-se hoje e crie sua primeira proposta!